Destacamento Blood (2020)

Da 5 Bloods

Dirigido por: Spike Lee

 

E quase impossível assistir um filme sobre guerra que não seja político. Partindo deste ponto, Spike Lee consegue nos brindar com mais umas das suas grandes obras, fala de guerra, politica, representatividade, a luta dos movimentos negros, sendo extremamente reflexivo, atual e importante.

Destacamento Blood — a história de quatro veteranos da Guerra do Vietnã: Paul (Delroy Lindo), Otis (Clarke Peters), Eddie (Norm Lewis) e Melvin (Isiah Whitlock, Jr.). Acompanhados do filho de Paul (Jonathan Majors), eles retornam ao Vietnã em busca dos restos mortais do líder de seu esquadrão (Chadwick Boseman) e de um tesouro escondido.

Sei que algumas pessoas vão apontar a montagem como algo negativo do longa, suas mudanças de tamanho de tela, de 16:9 para 4:3, e assim por diante, mas tudo foi proposital, ajudava na narrativa do filme. Assim como a violência exagerada, as vezes até mesmo cômica, para nos lembrar filmes como “Rambo”, se é esse tipo de violência em filmes de guerra que o americano curte, Spike Lee mostra que entende disso também. Se eu fosse apontar alguma coisa que não seja tão positiva, e a primeira meia hora do filme, em questão de ritmo, tem altos em baixos, fica muito tempo no conflitos pessoais do grupo, suas diferenças, e repetitivo, mas os momentos que são altos, são ENORMES.

O longa já é ótimo, por mostrar um lado da guerra do Vietnã pouco explorado, como a visão os negros norte-americanos sobre o assunto, e as consequências da guerra para o povo vietnamita. Cada um dos membros dos 5 bloods, e mais o filho de um deles, representam, as diferentes vertentes das lutas dos movimentos negros dos EUA, deste do mais fervoroso que usa da violência, até o que, quer usar a sala de aula como ferramenta de transformação. O destaque individual vai para a fabulosa atuação de Delroy Lindo, sua intensidade, sua energia, e seus monólogos, são geniais.

E preciso ter bagagem para apreciar esse longa por completo (mas claro, você pode assistir como só mais um filme da Netflix, vai perder algo), entender da política americana, do racismos e as lutas por igualdade racial, nos Estados Unidos, os movimentos negros, e principalmente, estar familiarizado com o estilo de cinema de Spike Lee. Há obra traz várias, homenagens a filmes clássicos sobre o Vietnã, como “ Apocalipse Now”, temos duas cenas referentes à este filme que são belíssimas. Não é só uma obra sobre a guerra e seus traumas, não é só uma obra com uma montagem diferenciada, com uma pegada documental, nos trazendo muita realidade, e mais que apenas mais uma obra política de Spike Lee. O longa e um retrato de uma luta, de uma busca, de todo um movimento por dias melhores, valorização, igualdade, respeito, aqui representados por 5 homens com personalidades diferentes, assim como os movimentos negros com formas de lutar tão distintas, mas no final a busca é a mesma, todos querem chegar no mesmo lugar, ao tesouro. Se não for ajudar, não atrapalhe.


Comentários

Postagens mais visitadas